quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Proposta sobre 3º mandato é desarquivada

Mais um show que começa a ser montado pelo Governo, e que conforme a reação vai ou não vai... a jornalista Andreza Matais escreve sobre a proposta de terceiro mandato de Lula em trechos de seu artigo "Proposta sobre 3º mandato é desarquivada", ela menciona:

Sem alarde, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), mandou desarquivar em abril deste ano uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que permite a reeleição sem limites para cargos majoritários, abrindo caminho para a aprovação de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O pedido partiu do deputado Fernando Ferro (PT-PE).

O movimento dos petistas foi feito de forma silenciosa e pode acelerar a discussão levantada pelos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos Willian (PTC-MG), que defendem a possibilidade de terceiro mandato para Lula,

Infinitas reeleições

a proposição permite ao presidente da República, prefeitos e governadores concorrerem a infinitas reeleições, desde que se licenciem do cargo seis meses antes da disputa.

Assim como o deputado Devanir Ribeiro, Ferro também é próximo do presidente Lula. Devanir já disse que irá apresentar uma emenda constitucional no próximo mês sugerindo um referendo para que a população decida sobre o terceiro mandato, que seria realizado juntamente com as eleições municipais.
A Folha apurou que a idéia é andar com as duas propostas paralelamente. Garantido o apoio popular, a PEC já estaria bem encaminhada e com a vantagem de não ter sido apresentada por um petista.

Essa notícia sai depois que ontem na mesma Folha sairam as declarações de Luis Dulci, chefe da Secretaria-Geral da Presidência em que ele afirmou:
"O presidente Lula já desautorizou expressamente qualquer iniciativa neste sentido. Já deixou claríssimo que não haverá terceiro mandato, desaprova qualquer projeto de lei e, mais do que isso, qualquer consideração nesse sentido.

Ele já disse que entrega o poder, como prevê a Constituição, mas como é também sua convicção, ao seu sucessor eleito democraticamente em 1º de janeiro de 2011"

Na releitura destas declarações e da notícia de hoje caiu a ficha... ao seu sucessor eleito democraticamente, ou seja se fizerem as alterações no momento oportuno e o eleito for o próprio Lula, não haverá nenhum problema...

Nenhum comentário: