domingo, 4 de novembro de 2007

Sobre Cuba

Sobre Cuba
O secretário do Departamento de Comércio dos EUA, Carlos Gutierrez (nascido em Cuba) escreve no artigo para Folha de São Paulo Uma oportunidade para Cuba, menciona coisas que muitos de nossos pólíticos se negam a ver... apesar de que os fatos estão ai. Mas vamos aos trechos do seu artigo:

Em Cuba, o tempo parou enquanto uma ditadura cruel continuou a oprimir o povo e a impedir o progresso que trouxe esperança a grande parte da região. À medida que outros países procuram tirar as pessoas da pobreza, Cuba dissemina pobreza e miséria por toda a ilha.

Por 48 anos, Castro manteve rígido controle sobre seu povo, destruindo qualquer sentido de liberdade individual e tornando as pessoas totalmente dependentes de seu regime para todas as suas necessidades. Por meio de brutalidade e repressão, ele coibiu as vozes dissidentes, abafou os pedidos de liberdade e interrompeu a comunicação com o mundo exterior.

O governo cubano deve adotar totalmente as liberdades fundamentais: liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade de criar partidos políticos e liberdade de mudar o governo por meio de eleições multipartidárias periódicas. E Cuba deve libertar todos os presos políticos e os prisioneiros de consciência.

Nenhum comentário: