quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A "tropa de elite" do governo

O jornalista Janio de Freitas em seu artigo Os fins do comando escreve (seguem trechos):

A associação do governo Lula com a corrupção já sugere algo como um princípio, ainda que paradoxalmente formado por falta de princípio.

As ordens do governo aos seus parlamentares comprovam a associação deliberada com atos e autores de improbidades e coisas piores.

A CPI do Apagão Aéreo criada pelo Senado foi muito mais eficiente do que sua congênere da Câmara, deformada por exibicionismos liderados pelo neófito Vic Pires, e reduzida à inutilidade pelo relatório fugidio do petista gaúcho Marco Maia, em coerência com a orientação do governo.

No Senado o governo não consegue resolver tudo com sua tropa de elite, como pode fazer na Câmara. O governo com a sempre valiosa cumplicidade do PMDB, evitou que o relatório de Demóstenes Torres ficasse como conclusão oficial da CPI, mas não que seja encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público.

A novata CPI das ONGs, com um tema tão importante para os cofres públicos e para as ONGs sérias, fez mais uma sessão para exibir, na simples relação dos que convém
convocar, que os obedientes governistas estão ali para proteger aliados do governo, não importa o que tenham feito ou não. Ou melhor, o que importa é não expor o que certos companheiros e aliados têm feito, com altas verbas públicas, sob a denominação de ONG.

Assim tem sido nas CPIs, mas não só. Pintou improbidade no horizonte, já se sabe como agirá a tropa de elite do governo na Câmara e no Senado. O grande operador de cobertura de Renan Calheiros foi o governo. E Lula em pessoa. Tamanha coerência e sem-cerimônia não é sem significado, nem se mantém ao acaso.


Achei muito bem pego esses termos "a associação do governo Lula com a corrupção" e de que ha uma "tropa de elite do governo" para proteger aliados do governo, não importando o que tenham feito ou não. É preciso elogiar o que outros dizem bem, aqui fica meu reconhecimento ao Sr. Janio de Freitas...

Nenhum comentário: