domingo, 4 de novembro de 2007

Continuam os run-runs sobre o terceiro mandato de Lula

Continuam os run-runs sobre o terceiro mandato de Lula
No editorial de hoje da Folha de São Paulo intitulado Reeleição, só uma parece-nos interessante ressaltar os seguintes trechos e sublinhar em negrito o fato de que tanto o governo (portanto Lula ) e o PT estão testando a idéia para ver como vai ser recebida pela opinião pública:

Devanir Ribeiro está sempre na vanguarda das causas indigestas do PT. Amigo do presidente Lula, granadeiro aguerrido no batalhão que absolveu mensaleiros na Câmara, o deputado agora assume o papel de bandeirante do terceiro mandato.

O petismo começa a preocupar-se com 2010 e com a perspectiva de ver-se alijado do poder federal, que abriga 5.000 militantes do partido.

O deputado cumpre uma missão precursora, para testar a receptividade da idéia. As cúpulas a começar de Lula honram o protocolo e "desautorizam" a movimentação continuísta. Mas ela não parou até agora, sinal de que nem Planalto nem PT agiram para bloqueá-la.

Muita gente no governismo está curiosa para saber as conseqüências do "factóide" lançado pelo deputado Devanir Ribeiro

A probabilidade de que o presidente se converta num caudilho e vá minando as instituições cujo papel é fiscalizar e moderar a força do Planalto cresce exponencialmente num mandato longo.

A confusão de princípios e o mudancismo casuísta são tamanhos que há gente propondo o terceiro mandato.

Por outro lado a jornalista Elaine Cantanhêde em seu artigo de hoje O mundo está de olho afirma o seguinte:

O partido do presidente, ferido, sem candidatos visíveis a olho nu para a
sucessão. Está na nossa cara e na parede de Lula: a tentativa de re-reeleição é muito improvável, não impossível.

O que contém Lula é o medo de ser confundido externamente com o bolivarianismo chavista. É isso que ainda salva o Brasil do terceiro mandato.

Portanto desejo não falta, e a movimentação esta aí para prová-lo, falta agora uma bela encenação no palco cotidiano aonde, conforme a avaliação, o presidente Lula seja, a contra-gosto e sem nada saber, levado para o belo desfecho... o terceiro mandato.

Nenhum comentário: