sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Tributação excessiva baseada em impostos indiretos

No artigo O ilusionismo de Mantega do jornalista Gustavo Patu explica como o Ministro Mantegapratica ilusionismo ao falar que a CPMF não é paga por todos... seguem trechos do artigo:

Ao declarar que 80% ou 90% dos brasileiros não pagarão a CPMF, o ministro Guido Mantega (Fazenda) pratica um ilusionismo numérico que, se levado a sério, faria desaparecer a principal distorção do sistema tributário brasileiro -carga excessiva e baseada em tributos indiretos, embutidos nos preços de bens e serviços.

Pela mágica matemática de Mantega, apenas uma meia dúzia de abastados e grandes empresas produzem os sucessivos recordes de arrecadação comemorados pela Receita Federal.

O truque, porém, nem chega a ser dos mais sofisticados: a carga de impostos, contribuições e taxas cobradas por União, Estados e municípios é distribuída por toda a sociedade, independentemente de quais sejam as pessoas físicas e jurídicas encarregadas da formalidade de fazer o pagamento ao fisco. A curiosidade que resta é ver um petista contrariar as teses históricas do partido e oferecer argumentos em favor dos tributos considerados mais injustos socialmente.

Ao menos aos olhos do fisco, os tributos indiretos têm vantagens importantes. São mais fáceis de cobrar, atingem todas as faixas de renda e a economia informal -também ao contrário do que ocorre no IR.

Nada como apanhar o Ministro com seu palavreado alambicado... portanto o aumento e a manutenção da carga tributária neste governo que se diz social é para manter os novos funcionários públicos com os que estão enchendo a eficientíssima máquina estatal.

Nenhum comentário: